top of page

temporão

2022

Temporão é um jogo para conhecer os mundos em volta, feito no Vale do Rio Peruaçu e arredores, no Norte de Minas Gerais. O tabuleiro tem forma de um tapete, com desenhos e cartografias que contam histórias, vivências, lendas e conflitos da bacia hidrográfica do rio Peruaçu. Cartões postais trazem recados dos seres-rio e foram usados na formação de educadoras. 100 cópias do jogo foram distribuídas para escolas e pontos de cultura do sertão norte-mineiro. No coletivo às margens, trabalhei em todo o processo deste jogo: escrita do projeto, captação, planejamento, contratação de equipe, pesquisa, design do jogo, ilustrações, planejamento de formações, distribuição dos materiais. Co-criação: às margens, Marília Silva, Gleydson Mota, Cláudia Mota, Layane Almeida. Patrocínio: BDMG Cultural.

entre pontos

2021

Entre Pontos é um jogo sobre o patrimônio cultural de Entre Rio de Minas, criado a partir de diálogos com o grupo das Bordadeiras de Quinta, que borda as casas, quintais e espaços públicos de suas histórias, memórias e fotografias – muitas vezes em vias de substituição por novos edifícios. Os bordados foram editados digitalmente e seus elementos recortados para representar, nas cartas do baralho, a diversidade da zona rural do município, já que as construções se concentram no centro urbano. Oficinas de educação para o patrimônio com educadoras e movimentos sociais foram realizadas para ampliar a compreensão sobre o que caracteriza o patrimônio cultural no cotidiano do município. Mil unidades do jogo foram distribuídas para estudantes da rede pública de educação básica do município durante a pandemia da covid-19. Co-criação: às margens. Colaboradoras: Ana Luisa Coelho, Bruno Coelho, Teresa Andrés, Instituto Maria Helena Andrés. Financiamento: Lei Aldir Blanc.

hora do lanche

2018

Como arte-educadora do Projovem, ofereci as oficinas “Hora do lanche” no Morro das Pedras, em Belo Horizonte. Mapeamos e visitamos algumas vizinhas que produzem alimentos, bem como o Centro de Vivência Agroecologia e a horta comunitária Morro Verde. Cozinhando diferentes alimentos, conversamos sobre onde, como e por quem os alimentos são produzidos, buscando adaptar as receitas preferidas das jovens a partir de ingredientes do território, da época e reutilizando os resíduos. Antes de cada oficina de culinária, um grupo ia ao Morro Verde para pegar ervas para temperos e chás. As jovens fizeram os registros fotográficos e textuais, os carimbos que ilustraram o caderno de receita e os lambe-lambes, e a costura dos cadernos de receitas, impressos em risografia. Ao fim das oficinas, realizamos um banquete e convidamos as famílias para compartilhar nossos cadernos de receitas.

Acesse: caderno de receitas

educação financeira

2018

Educação financeira é um jogo de cartas que nos convida a conhecer um bairro onde existem formas complementares ao dinheiro. No dia-a-dia, as políticas públicas e as vizinhas usam o dinheiro de formas diferentes e trocam aulas de espanhol por companhia para ir à médica ou por produtos de limpeza. O coletivo às margens realizou a pesquisa, mecânica, ilustrações, design e testes desse jogo em parceira com o JA.CA e o Programa CCBB Educativo Arte e Educação. Por meio de situações cotidianas e convites para passeios e descobertas pelos CCBBs, o jogo educação financeira traz informações sobre a história do dinheiro, o sistema financeiro brasileiro, a economia solidária, a lógica atual de consumo, entre outras questões. Co-criação: às margens. Colaboradoras: JA.CA, CCBB Educativo.

projeto izidora

2016 - 2018

Durante dois anos, coordenei o Projeto Izidora, uma parceria entre o Projeto Manuelzão e a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Junto de profissionais da saúde e da educação, catadoras de materiais recicláveis, estudantes e moradoras da bacia hidrográfica do ribeirão Izidora, realizamos a cartografia coletiva das microbacias da região. Oferecemos formação para educadoras da rede municipal com o objetivo de criar planos de gestão ambiental compartilhada no entorno da escola, além de elaborar materiais pedagógicos para oficinas nas escolas, nos Centros de triagem de resíduos, Centros de Saúde, Estação de Tratamento de Água, entre outros. Co-criação: Projeto Manuelzão.

 

Acesse: caderno de atividades
registro do comitê jovem

bottom of page